sábado, 24 de outubro de 2009

Se as palavras convecem o exemplo arrasta...

Na semana passada, eu e minha família estávamos vendo TV quando apareceu uma reportagem sobre as cisternas construídas pelos próprios moradores no Nordeste para armazenar água durante a época de estiagem. Na reportagem, dizia que as cisternas tinham capacidade para 16 mil litros de água e que essa quantidade serviria para abastecer uma família de 5 pessoas por 8 meses. Neste momento, meu marido comentou que havia algo errado na reportagem, pois a nossa família, com 4 pessoas consome em média 10 mil litros de água por mês. Refletindo a respeito, chegamos à conclusão que apesar de termos diversas atitudes ecológicas, como reciclar o nosso lixo, dispensar sacolas de plástico, enterrar o lixo orgânico ao invés de queimá-lo e etc, continuamos a desperdiçar o bem mais precioso. Procuramos economizar a água a todo tempo mas não é o suficiente. A preocupação com relação ao que vimos, fez com que colocássemos uma caixa d'água que estava inutilizada, embaixo da calha do telhado em um dia de chuva logo após a reportagem. Advinhem? Em uma hora e meia aproximadamente, enchemos uma pequena caixa de 500 litros de água apenas com água da chuva. Durante a semana usamos essa água para molhar as plantas e para lavar o carro. Porque não fazer isso sempre? Porque mesmo todos nós sabendo da escassez de água em tantos pontos do mundo não fazemos de tudo para economizá-la? Tentamos ensinar moralmente aos nossos filhos como salvar o planeta e aos nossos alunos a preservar o meio ambiente mas, e o exemplo? Onde está o nosso exemplo nas pequenas coisas? Onde guardamos tudo o que sabemos e temos consciência a respeito das mudanças climáticas e preservação ambiental? Ao sairmos de casa, ou desligarmos a televisão, esquecemos que precisamos salvar o planeta a cada dia, a cada minuto, como uma criança desnutrida que necessita de alimento para sobreviver e recobrar a saúde. O que você fez hoje pelo seu planeta? O que você fez hoje pelo futuro dos seus filhos? Enfim... o que deixamos de fazer?

3 comentários:

  1. Você tem razão quando fala que atitudes pequenas podem ajudar a salvar a natureza.
    A idéia de armazenar a água da chuva é ótima. Imagina quanta água poderia ser poupada, se as pessoas pensassem nisso para lavar carro, calçadas, banheiro, molhar plantas.
    No meu caminho para meu trabalho tem uma casa onde todas as manhãs, quando passo, tem uma senhora com uma mangueira jogando água na calçada. Doi meu coração ver as pessoas desperdiçando algo tão precioso assim. Na próxima vez que eu passar vou vestir a "cara de pau" e sugerir que ela leia seu blog...rs.
    A única preocupação que as pessoas precisam ter é em tampar direitinho o recipiente, para não trazer outro problema grave: A dengue.

    Bjo grande,

    ResponderExcluir
  2. Encontrei alguém para dividir meus questionamentos!!! Falamos sobre a mesma coisa, Aline. Na verdade são pequenas mudanças na nossa rotina que favorecem à uma vida sustentável.

    ResponderExcluir
  3. São pequenas mudanças,que transformam nosso planeta,nosso ambiente de trabalho,familiar....
    Depende de nós.
    obrigada por sua postagem e por compartilhar seu espaço conosco.
    Parabéns e um abraço.
    Sonia

    ResponderExcluir