terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tema do blog

Este blog foi construido impulsionado por um trabalho da faculdade de licenciatura em Pedagogia o qual eu curso. Fantástica oportunidade de tornar público meus pensamentos e compartilhar de forma construtiva novas idéias geradoras de novas oportunidades.

O tema do blog, "Afeto, educação e sustentabilidade", diz respeito ao que considero pilares para um futuro promissor e que fazem parte da minha missão de vida. O afeto é o berço da existência de um ser humano equilibrado. Através dele a criança constrói seu caráter, aprimora suas múltiplas possibilidades, fortalece sua autoestima e cresce equilibradamente. Sem afeto da família e da sociedade, o ser humano se torna frágil, escravo de seus próprios medos e limitações fantasmagóricas, impossibilitado de se amar e de acrescentar mais ao meio em que vive.
A educação é primordial, a base do desenvolvimento humano, recurso eficiente para a convivência em sociedade e a evolução natural do homem. Sem educação não há condições de progresso nem portas abertas para os múltiplos caminhos que um homem é capaz de tomar. Se o afeto é o que ergue um homem, a educação é o que o faz caminhar.
A sustentabilidade é o único meio de termos um futuro seguro. A bandeira de alerta emitida pelo planeta está erguida e cabe à nós lançarmo-nos contra o perigo afim de garantir um futuro às próximas gerações. A sustentabilidade deve ser encarada como necessária e indispensável, como cadeira de ensino, be-à-bá do progresso, exemplo familiar. Não podemos mais nos dar ao luxo de considerar sustentabilidade uma moda crescente entre as empresas. Devemos carregar esse termo como parte integrante de nossas vidas, definitivamente, de hoje em diante.
O ser humano erguido pelo afeto, marcado positivamente pela educação, tende a amar-se e a amar o seu meio, tende a cuidar e fazer por onde acrescentar benefícios e possibilidades à vida dos seus semelhantes. Esses três pilares, em minha singela opinião, são os responsáveis pela construção das estradas que nos levam ao amanhã.

4 comentários:

  1. Amiga, amei a idéia do seu blog. Combina muito com vc. Bjo grande...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se todos nós fizéssemos a nossa parte e de alguma forma e contribuíssemos para um futuro melhor para os nossos e nós mesmos, certamente o nosso presente seria diferente.
    VocÊ faz a sua parte com responsabilidade e consciência.
    Parabéns amiga! Não apenas pelo Blog, mas tb por sua contribuição e incentivo para um futuro pelo menos mais consciente.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a iniciativa de fazer esse blog muito boa. A educação é a base de tudo, se a gente olhar prá trás e lembrarmos de nossos professores, com certeza notaremos uma grande diferença. Tive várias professoras marcantes, a diretora então...Nem se fala! Botava medo só em olhar prá gente. Por isso digo que minha educação na escola foi maravilhosa, o respeito que nós tinhamos pelo professor, ajudou na nossa conduta em casa com meus pais e como eu lido com meus filhos. Portanto se a qualidade do ensino em nosso país for sempre melhor, com professores bem qualificados e bem pagos, teremos um futuro muito melhor.

    ResponderExcluir